#fiqueemcasa

Como viver em harmonia em casa:




As iniciativas do #fiqueemcasa tem o intuito de que todos evitem aglomerações e respeitem as orientações da Organização Mundial da Saúde para não estrangular o sistema de atendimento a saúde. 
Cuidado com as noticias das Redes Sociais e Grupos de WhatsApp, eles estão abarrotados de informações sobre o novo coronavírus, mas podem ter conteúdo falso. E esse excesso de notícias pode ocasionar um estado mental de constante alerta, prejudicando o relaxamento e capacidade de discernimento. Por isso, consulte canais oficiais, como os sites da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Viver Bem, e tente consumir boas notícias, para melhorar o seu dia.
O cenário atual só reitera a necessidade de manter o equilíbrio emocional e se movimentar. 
Algumas sugestões:

Pensamento positivo

O isolamento é necessário para evitar a proliferação do novo coronavírus. Pensamentos negativos, como se vitimizar e se punir, não vão te ajudar neste momento. O pessimismo impede a percepção de novos cenários, o que implica em deixar de buscar ou enxergar soluções. Lembre-se que se trata de uma situação temporária em prol de uma causa justa. É preciso se permitir a pensar de forma diferente para aliviar o sentimento ruim causado pelo momento atual.





Que tal meditar ou ter um novo hobby?
Confira o passo a passo para iniciar a prática da MEDITAÇÃO. Também é possível fazer a meditação guiada. Há aplicativos especializados nisso.
  • Prepare-se: desligue a TV, coloque o celular no mudo e se mantenha em um lugar silencioso. Roupa confortável também é importante. Você ainda pode colocar uma música ambiente para te acalmar e diminuir a luz do cômodo
  • Cronometre o tempo da meditação, que pode durar três ou 30 minutos, se preferir. Contabilizar evita que você fique pensando em quanto tempo se passou, se está prestes a acabar
  • Encontre a sua posição: muitos optam pela posição de lótus ou índio, mas o importante é que você esteja em uma posição confortável. É possível, inclusive, meditar deitado, em especial nos casos de pessoas que têm dificuldades para dormir
  • Respiração: ela favorece a concentração e a tranquilidade. Se estiver sentado, apoie o queixo no peito. Inspire, sentindo o ar entrando pelas narinas. Expire devagar, percebendo as partes do corpo que se movem quando esvazia os pulmões. Procure inspirar profundamente. Segure um instante antes de expirar. Depois, experimente soltar o ar como um suspiro. Encontre um ritmo confortável para sua respiração e foque nela, para expulsar os pensamentos aleatórios
  • Sinta o seu corpo: vá sentindo as sensações de cada parte do seu corpo. Isso ajuda a se concentrar e a acalmar. Leve o tempo que precisar
  • Caso a meditação não seja a sua praia, você pode adquirir novos hobbies, como pintar, tocar um instrumento, cultivar plantas ou até aprender um novo idioma, por meio de aplicativos especializados nisso. 








Convívio Social - Cuide do próximo

Se puder ajudar, cooperar e cuidar do próximo, faça! Em relação ao ambiente familiar, é interessante dialogar, colaborar, propor regras que tornem o convívio agradável.
Buscar realizar atividades individuais e em família, que ocupem a sua rotina. Quem convive com pessoas acima de 60 anos em casa ou portadoras de problemas crônicos, deve compreender que elas fazem parte do grupo de risco e não devem se expor desnecessariamente. Ofereça ajuda, indo ao supermercado ou farmácia, oriente-as sobre os cuidados preventivos básicos: ficar em casa, lavar as mãos, usar álcool em gel, evitar visitas e manter-se a pelo menos a 1 metro de distância de outras pessoas.

Não se sinta só!

A solidão é um vazio interno que pode potencializar a depressão. Por isso, é essencial utilizar diversos recursos, tecnologia, jogos, brincadeiras, leitura, dança para se fazer ativo e presente. Ligue para os amigos e familiares, faça videoconferências, videochamadas pelo whatsapp, facebook ou instagram, mande mensagens. Ninguém está só! Estamos todos no mesmo barco.

Cozinhar também é uma excelente terapia. Faça novas receitas, chame as crianças para ajudar.
Pesquise na internet exercícios físicos, jogos ou brincadeiras que consiga fazer em casa.
Enfim, descubra as melhores maneiras de conviver consigo mesmo e em família para ultrapassar este momento da quarentena. Parece não ter fim, mas vai passar!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atraia desejos para o novo ano na árvore de Natal

CUIDADOS PARA A PELE MADURA

Como planejar metas para o novo ano?