7 CUIDADOS PARA A PELE BEM CUIDADA MESMO NO TEMPO SECO

 


Entre o inverno e a primavera é comum existirem períodos de tempo seco. A baixa umidade do ar favorece o ressecamento da pele e a torna mais exposta a ação de elementos nocivos presentes no ar. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados com a pele e adotar hábitos para deixá-la mais saudável e bonita.

7 dicas importantes para deixar a aparência da sua pele ainda mais jovial e bonita!

1. USE HIDRATANTE

No clima seco a pele produz menos óleo, o que favorece seu ressecamento. Para que isso não ocorra, a principal medida a ser tomada é usar um bom hidratante para compensar a falta dessa proteção natural.

Esses hidratantes também possuem alguns compostos que facilitam a adesão das moléculas de água nas nossas células, ajudando a mantê-las saudáveis e, consequentemente, deixando a pele mais bonita.

2. NÃO ABUSE DO AR CONDICIONADO

Em dias quentes, o ar condicionado pode ser um grande amigo, uma vez que mantém a temperatura do ambiente agradável. Contudo, no processo de refrigeração, ele reduz ainda mais a umidade do ar, e isso aumenta a transpiração e o ressecamento da pele no tempo seco.

Uma dica é substituir o ar condicionado pelo climatizador, pois ele regula a temperatura ao mesmo tempo que mantém a umidade do ar. E alguns ainda possuem a função de vaporizador, sendo ideais para garantir a sensação de frescor no tempo seco.

3. PREFIRA SABONETES E SHAMPOOS NEUTROS

Geralmente os cosméticos possuem uma quantidade elevada de sal em sua composição para manter uma determinada faixa de pH, ou mesmo para conferir essências agradáveis. 

Esses sais, contudo, ao entrarem em contato com o corpo promovem a retirada de água do mesmo por meio de transporte passivo. A fim de evitar isso, prefira sabonetes e shampoos neutros, pois eles possuem pouco sal e deixam a pele menos ressecada.

4. HIDRATE OS LÁBIOS

Em dias quentes ou frios, se a umidade está baixa é importante hidratar os lábios para evitar que o ressecamento provoque rachaduras. Essa prevenção é fundamental, não só por uma questão de estética, mas também porque essas lesões aumentam o risco de infecção e até de outras doenças mais graves, como o câncer.

Para obter ainda mais benefícios dessa prática, procure hidratantes labiais que possuam protetor solar e antioxidantes em sua composição.

5. NÃO ABUSE DOS BANHOS QUENTES

Outro hábito prejudicial à pele no tempo seco são longos banhos quentes, pois a elevada temperatura resulta em maior desidratação. 

Prefira a água morna, pois além de ser mais saudável para a pele, ela também ajuda a diminuir o estresse e a fluidificar as vias respiratórias, auxiliando no combate à infecções e alergias.

6. DEIXE SEU QUARTO MAIS ACONCHEGANTE

O ideal é dormir em um ambiente arejado e fresco, o que é raro acontecer em dias secos, não é mesmo? Para tornar o ar do seu quarto mais adequado, você pode deixar uma toalha úmida perto da cama ou mesmo utilizar climatizadores e umidificadores.

Ao fazer isso, você diminui o ressecamento da pele e também aumenta a qualidade do sono, pois o ar úmido evita que a poeira atrapalhe o processo respiratório.

7. BEBA MUITA ÁGUA

E finalmente, o melhor cuidado a ser tomado em dias quentes e secos é beber bastante água. Para o bom funcionamento do organismo, a recomendação diária é de dois litros. 

Para potencializar o efeito hidratante você também pode preparar sucos de frutas e verduras que promovam a sensação de frescor. Opte por suco de melão, de limão, de melancia e de todos aqueles que são ricos em vitaminas e antioxidantes.

Seguindo esses cuidados, mesmo no tempo seco sua pele vai se manter bonita e saudável! Mas, saiba que cuidar da saúde deve ser um hábito e vai muito além da hidratação. É importante também seguir uma dieta rica e balanceada visando à promoção da saúde e do bem-estar. 


Fonte: Guarde estes 7 cuidados para ter com a pele no tempo seco | Saúde ao seu Alcance - Blog Cuida Mais



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atraia desejos para o novo ano na árvore de Natal

CUIDADOS PARA A PELE MADURA

Como planejar metas para o novo ano?