AUMENTE SUA IMUNIDADE COM AYURVEDA

 




Com a evolução dos riscos externos de contaminação, a prevenção na utilização dos procedimentos recomendados, como uso de máscara, higiene frequente das mãos, evitar aglomerações e contato próximo com outras pessoas fora do nosso convívio, é fundamental.

E tudo que pudermos fazer no sentido de aumentar nossa imunidade, é sempre bem-vindo. Manter boas práticas de higiene, dormir bem, reduzir o estresse e comer de forma saudável faz parte da fórmula da boa saúde. E se acrescentarmos alguns óleos essenciais aumentaremos ainda mais nossa imunidade.

Seguem as dicas de 5 ervas muito populares na medicina ayurvédica para ajudar neste processo. Estas ervas são capazes de aumentar a imunidade, além de contribuir para um estado geral de equilíbrio físico e mental.


A sugestão de consumo é na dose de 500mg, em cápsulas, 2 vezes ao dia após as refeições. No entanto, você pode adicionar essas ervas às suas refeições, em receitas ou chás, ou ainda fazer uso tópico nos casos de afecções de pele.


ASHWAGANDHA Também conhecido como Ginseng Indiano, essa raiz é utilizada há séculos com a finalidade de aumentar a vitalidade e a longevidade. Com efeito adptógeno, seu uso é um poderoso auxiliar para reforçar a imunidade, além de contribuir para a proteção neurológica, combater a depressão e a ansiedade, e agir como anti-inflamatório. Assim como outras plantas adaptógenas, a Ashwagandha ajuda o corpo a manter a homeostase, mesmo quando o indivíduo está passando por momentos de tensão física e emocional.

 


CÚRCUMA (AÇAFRÃO DA TERRA) A cúrcuma é um antiviral natural que pode amparar o delicado ambiente rico em bactérias que reveste o intestino e o trato respiratório, além de auxiliar no tratamento de doenças autoimunes e cardiovasculares. Seu princípio ativo é a curcumina, substância comprovadamente antioxidante, anti-inflamatória, antifúngica, antisséptica e depuradora. Dica: combinar 61 partes de açafrão com 1 parte de pimenta preta pode aumentar sua absorção em 2000%. Para a manutenção da boa saúde e limpeza interna, adicione 3g de cúrcuma em pó a 200ml de água fervente. Tome 2 x ao dia.

 

     

HOLY BASIL (MANJERICÃO SAGRADO OU TULSI) Diferente do manjericão como conhecemos, o Holy Basil é muito utilizado para o tratamento de uma variedade de doenças, incluindo as de origem fúngica, viral, bacteriana e inflamatória. Seu óleo também é utilizado contra picadas de insetos e infecções na pele. Já o extrato das folhas pode ser utilizado para constipação, bronquite e tosses. Segundo a medicina ayurviédica, esse manjericão ainda tem a função de limpar as toxinas do corpo e fortalecer o sistema imunológico.  




NEEM Sabe-se que o Neem, outro agente antiviral, repara o revestimento epitelial do intestino, onde se encontra cerca de 70% da nossa imunidade, assim como o trato respiratório. Vale dizer que cada parte da árvore de Neem, como folhas, sementes, frutos e óleo, pode ser usada para diversos fins terapêuticos, também com efeitos antissépticos e antibacterianos. Já em casos de reumatismo, artrite e artrose, por exemplo, essa planta medicinal atua com sua importante propriedade anti-inflamatória. O Neem é conhecido como “aquele que cura todas as doenças”, e ainda age como poderoso depurador do sangue, promovendo uma limpeza do organismo contra toxinas.





CHYAVANPRASH Chyavanprash é um superalimento ayurvédico clássico feito com várias ervas, incluindo Amalaki ou groselha indiana — uma erva rasayana que estimula o sistema imunológico e é rica em vitamina C. No Ayurveda, as ervas rasayanas são plantas usadas para melhorar a memória, a força e promover longevidade. O Chyavanprash consiste em uma espécie de geleia que pode ser tomada em 1 colher de chá de cada vez, duas vezes ao dia após as refeições. O conteúdo pode ser consumido puro ou misturado com leite morno ou água. Dentre seus benefícios, o composto rejuvenesce os tecidos do corpo, aumenta a força e energia, cria uma resposta imunológica saudável, tonifica o sistema reprodutivo, e muitos outros.




Fonte: Óleos essenciais para aumentar imunidade - WeMystic Brasil


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atraia desejos para o novo ano na árvore de Natal

CUIDADOS PARA A PELE MADURA

Como planejar metas para o novo ano?