Cuidados com a pele no inverno



Manter a pele saudável no inverno é uma tarefa que requer atenção diária assim como em qualquer estação, sendo que por ter um clima frio, é preciso redobrar a atenção para evitar ressecamento e danos, como descamação e até intensificação das marcas de expressão no rosto quando a pele está sensível e muito seca, por isso é importante intensificar a hidratação.

O frio é muito aconchegante, bom para tirar as botas do armário, abusar do look chic, dormir bem e saborear deliciosas sopas, chocolate quente e claro, um bom edredom para relaxar. Sim, tudo isso é muito bom, mas é preciso observar as mudanças no corpo, especialmente na pele que pode rachar os lábios, criar fissuras minúsculas na pele do rosto e corpo.
A saúde da pele não está ligada só aos cremes, mas também ao estado de saúde como um todo, começando pela disposição mental. Técnicas terapêuticas muito utilizadas em outros países, principalmente na Europa que há muitas décadas fazem uso dos óleos essenciais e óleos vegetais que é ótimo para a saúde da pele.
O óleos essenciais são a forma de energia vegetal mais concentrada que existe que podem ser combinados com os óleos vegetais que são chamados de óleos base ou carreadores que podem ser aplicados puros  ou associados.

A A pele seca e rachada é um sintoma que pode ser causado por uma série de problemas de saúde e também por ventos frios do inverno. A pele seca precisa ser hidratada para prevenir a dor e possíveis infecções de pele rachada, se ela não for tratada. Os óleos essenciais com propriedades hidratantes e calmantes são adequados para o tratamento da pele seca. Estes incluem Rosa (Rosa damascena), Gerânio (Pelargonium graveolens), Lavanda (Lavandula angustifolia) e Neroli (Citrus aurantium var Amara.). O óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca alternifolia) é adequado para tratar uma infecção de pele rachada. 
O couro cabeludo costuma ficar mais oleoso ou mais seco por causa da temperatura mais elevada dos banhos e o ideal é utilizar um shampoo com indicação para o seu tipo de cabelo ou se estiver mais oleoso associar o óleo essencial de bergamota, limão, cedro, junípero, ylang ylang e patchouli. Para cabelos secos e sem brilho pode associar em um shampoo sem sal os óleos essenciais de salvia, lavanda e cedro.
O lábios são importantíssimos também uma vez que a pele é mais fina e sensível, pode ser hidratado com manteiga de karité, óleo de cocô, óleo de calêndula,  lavanda e tea tree.
O nosso corpo necessita de água e o mais importante é cuidar o ano todo e intensivando essa rotina de acordo com as estações.

Dra. Eliane Cristina Nogueira Lopes

CRF/SP: 22.516

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os ÓLEOS ESSENCIAIS podem ser utilizados como REPELENTES!!!

CHÁ DE MORINGA

Os 10 Benefícios da Cúrcuma (Açafrão da Terra) para a sua saúde