OS ÓLEOS ESSENCIAIS AUXILIANDO NAS ALERGIAS NO TEMPO SECO




O clima seco do inverno costuma causar um grande mal estar que afeta crianças e adultos sem distinção: garganta raspando, nariz ardendo, tosse seca e olhos vermelhos são sintomas comuns aos que vivem em ambientes com poluição – quadro que se agrava nesta época do ano. É o ambiente perfeito para que reinem à vontade as indesejáveis gripes, conjuntivites e as temidas e variadas ‘viroses’, que ninguém ao certo sabe determinar o que são.



Para amenizar os problemas causados pelo tempo seco, é possível recorrer aos óleos essenciais – costumo chamar minha caixa de óleos de “jardim envasado”. Há uma receita simples que pode ser usada em ambientes domésticos ou mesmo comerciais com a finalidade de umedecer o ar e combater fungos e bactérias presentes no ambiente.
Neste preparo, são utilizados os óleos essenciais de Tea Tree, lavanda e laranja. O Tea Tree é bactericida, fungicida e anti-micótico. O óleo de Laranja é calmante, anti-séptico e muito utilizado em ambientes como maternidades, por exemplo. E o óleo de Lavanda, além de anti-séptico, é excelente para acalmar. Portanto, a mistura é perfeita para quem quer se livrar das impurezas do ambiente e ter um aroma muito agradável – já que os óleos de laranja e lavanda neutralizam o aroma forte do Tea Tree.



Nesta época também surgem o aparecimento de algumas alergias  que são uma condição comum que se apresenta quando o sistema imunológico do corpo reage diante de agentes externos, como a poeira, o pólen e o pelo de alguns animais.

É um transtorno comum e, em geral, inofensivo, que ocorre quando a histamina é liberada, uma substância que provoca inflamação e irritação nas vias respiratórias, ouvidos e pele.
Seu aparecimento não deve representar um problema grave, mas pode ser bastante incômodo devido às secreções nasais, à coceira e a outros sintomas que aparecem repetidamente.

Inclusive, certos casos provocam problemas visuais e dificultam a realização de algumas atividades cotidianas.


Por sorte, existem remédios de origem natural, como os óleos essenciaiscujas propriedades anti-histamínicas e anti-inflamatórias ajudam a acelerar sua recuperação.





Vamos citar alguns óleos que auxiliam nesses casos alérgicos:

. O óleo de Hortelã tem propriedades anti-histamínicas e expectorantes que podem ajudar a controlar a congestão e irritação causadas pelas alergias
Suas propriedades antioxidantes promovem a limpeza das vias respiratórias e, ao mesmo tempo, controlam a inflamação.

Sua inalação ajuda a diminuir o excesso de produção de fluidos, os olhos lacrimejantes e os espirros. 
Como utilizar? Adicione um pouco de hortelã em água fervente e inale os vapores durante 5 minutos.Uma opção é pegar um pouco do produto e aplicar sobre áreas como o peito  peito e as costas

. O óleo de Camomila tem propriedades anti-inflamatórias e relaxantes que ajudam a frear os sintomas das reações alérgicas.
Sua aplicação externa ajuda a aliviar a irritação cutânea ou coceira, além de promover o alívio dos olhos vermelhos e a congestão.
Como utilizar? Aplique um pouco de óleo de camomila sobre as áreas irritadas da pele.
·       Use este produto para massagear as costas, o peito e as têmporas. Misture uma colher de óleo de camomila (5 g) num copo de água morna (200 ml) e consuma 2 vezes por dia
     . O óleo essencial de Eucalipto é um dos expectorantes naturais que podem ajudar a tratar várias doenças do sistema respiratório.
     Seus compostos ativos promovem o alívio da congestão nasal e, ao mesmo tempo, melhoram a respiração frente a infecções virais e bacterianas. Seu poder anti-histamínico diminui o aparecimento das alergias sazonais e, ao mesmo tempo, acalma a irritação causada pelo pelo de animais de estimação. 
     Como utilizar? Adicione uma pequena quantidade de óleo de eucalipto numa panela cheia de água fervendo e, em seguida, inspire os vapores durante 5 minutos.
·        Outra opção é diluir o óleo em água morna e aplicar com compressas sobre o peito e a cabeça.
 . O óleo de Tomilho é um produto anti-inflamatório e expectorante que apoia o tratamento das alergias e os problemas respiratórios.
Seus componentes ativos promovem o alívio dos condutos respiratórios irritados e, por sua vez, controlam a produção de muco.
Possui propriedades antibióticas e antifúngicas que podem ser essenciais para fortalecer a resposta imunológica do corpo.
Como utilizar? Pegue uma pequena quantidade de óleo de tomilho e massageie áreas como o peito e as costas.
·       Além disso, você pode agregar duas ou três gotas em seus chás para aproveitar suas qualidades de dentro pra fora.

     . O óleo de essencial de Limão entre os múltiplos usos do óleo essencial de limão, nos encontramos com uma solução eficaz contra a congestão e o muco causado pelas alergias.
Seu poder desintoxicante e anti-inflamatório facilita a eliminação das toxinas e melhora a resposta do sistema imunológico diante dos agentes externos do ambiente.
Também conta com propriedades antissépticas e antimicrobianas que ajudam a criar uma barreira contra o vírus, bactérias e fungos que atacam o corpo.

Como utilizar? Use uma pequena quantidade de óleo de limão para massagear o peito e as costas no caso de rinite.
·       Para alergias cutâneas, combine um pouco de óleo de limão com azeite de oliva e esfregue sobre a pele até ser absorvido por completo.
      . O óleo de essencial de Lavanda entre é um produto relaxante que ajuda a liberar as vias respiratórias no caso de alergias e infecções virais.
     Suas propriedades acalmam a dor de cabeça e diminuem a congestão e os espirros.
Também pode ser empregado como tratamento para a pele, por exemplo, nos casos de picadas ou urticária.



·        Como utilizar? Adicione um pouco de óleo de lavanda em água fervendo e inale os vapores durante 5 minutos. Use o óleo para relaxar em sessões de aromaterapia.
     Você sofre de alergias recorrentes? Adquira qualquer um dos óleos mencionados e comprove por si mesmo como podem ser bons para diminuir esses sintomas que fazem você se sentir doente.
     Fonte: https://melhorcomsaude.com.br/controlar-alergias-oleos essenciais/#https://bysamia.com/2017/01/03/voce-esta-sofrendo-com-o-clima-seco-use-oleos-essenciais/

     



     





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atraia desejos para o novo ano na árvore de Natal

CUIDADOS PARA A PELE MADURA

Como planejar metas para o novo ano?