Uso e Benefícios do higienizador LOTA






Benefícios orgânicos fisiológicos:

Este método de limpeza das narinas ou higienização nasal traz inúmeros benefícios, fisiológicos, orgânicos, e também psíquicos.
Dentre os maiores benefícios orgânicos podemos citar o tratamento natural para rinite, sinusite, resfriados alérgicos, alergias respiratórias, ronco, apneia e insônia, de um modo geral.
A profilaxia do sistema respiratório superior é muito importante para que o órgão que talvez mais usamos no corpo, as narinas tenha sua função plena.  A função das narinas é filtrar, aquecer e umidificar o ar que respiramos.
Se levarmos em conta a qualidade do ar de cada ambiente, as mudanças a que estamos sujeitos de temperatura, umidade e poluentes atmosféricos.
Em determinadas épocas do ano quando a umidade relativa do ar está muito abaixo do normal, ou seja, o ar está seco, lavar as narinas hidrata a mucosa impedindo o seu ressecamento.
Pessoas que trabalham em ambientes com ar condicionado onde o ar está sempre frio e seco, e o ar condicionado retira a umidade do ambiente, a hidratação da mucosa é imprescindível.
A higienização nasal remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal, combate os efeitos nocivos da poluição do ar.
Os efeitos de vaso dilatação e do alívio respiratório que sentimos imediatamente após o uso do LOTA, são fantásticos. Quem usa esta prática sabe disso. 
E ao respirar melhor, promovemos uma melhor oxigenação cerebral, aumentando nossa lucidez, capacidade de concentração e memória.
Auxilia e muito no combate aos distúrbios do sono, quando fazemos o uso do LOTA antes de dormir, o sono se torna mais reparador, se tem uma sensação de descanso pela manhã porque as narinas estão disponíveis para sua função respiratória,combate-se o incomodo do ronco, da apneia, a pessoa que ronca ao dormir respira pela boca, ar frio sem filtrar e sem aquecer e ainda com todos os ácaros da roupa, fungos e bactérias do ambiente, esta sempre doente e com problemas de garganta. Por causa do sistema imunológico baixo.
Seu belo design é exclusivo, favorecendo a anatomia e praticidade no uso.
Possui um detalhe exclusivo, uma aba alta que impede o derramamento de água no rosto, no momento da utilização.

Benefícios psíquicos:

Analisemos o termo DEPRESSÃO, a própria palavra nos diz DE-PRESSÃO, (DE = Ausência, falta, PRESSÃO = Ar, gás), Ou seja, falta de AR!
Muito se poderia fazer pelas pessoas que fazem tratamento para depressão se elas respirassem corretamente e melhor!
Assim como os sintomas atuais, como ansiedade, sensação de pressa, como se o ar fosse acabar, seguida de angústia, aquela sensação de não conseguir fazer tudo o que se tem para fazer e dor no peito...ai vem o Sufoco....e a sensação de vazio, vazio existencial...
Nessa hora que damos o devido valor à respiração, como é bom respirar com sensação de alívio, narinas limpas, ar entrando nos pulmões sensação de plenitude.

Função da água e do Sal:

A água morna tem função vasodilatadora, o sal (cloreto de sódio) é imprescindível dissociando-se em cloro e sódio, o CLORO age como  bactericida e o SÓDIO como  antisséptico.
Adiciona-se uma colher de chá de sal para o conteúdo de um lota, aproximadamente 350 ml.Uma de café para o Lota de 200 ml.
Atualmente temos duas versões do LOTA, tamanho grande, e pequeno.
O tamanho grande com capacidade de 350 ml.
O tamanho pequeno com capacidade de 200 ml. 
A diferença é apenas no tamanho e capacidade de água, os dois tem bicos iguais e são indicados para crianças acima de oito anos e adultos. 

Como usar corretamente o LOTA:

Aqueça em uma vasilha, 500 ml de água filtrada ou mineral, até ficar levemente morna. Meça a temperatura no dorso da mão, derramando um pouquinho. 
Adicione uma colher de chá rasa de sal de cozinha comum no Lota.
Introduza o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente. Incline a cabeça para frente e para o lado deixando a boca entre aberta e respire pela boca devagar.
Vá inclinando o LOTA para que a água entre pela narina e espere que ela saia do outro lado;
• Use todo o conteúdo de um lado e assoe o nariz devagar.
• Repita o procedimento para o outro lado. Em seguida assoe vigorosamente.
Veja o vídeo do uso correto do LOTA:  https://goo.gl/UjtcCE

O fenômeno da Difusão por Capilaridade:

Quando você derrama uma gota de água numa folha de papel a água se infiltra pelos capilares se espalhando por um processo chamado difusão por capilaridade. O mesmo fenômeno acontece quando lavamos as narinas, por diferença de temperatura, (água morna), e concentração, (o sal), e o tempo de passagem da água através do septo nasal, acontece o mesmo fenômeno a solução infiltra-se pelos capilares dos ossos do sinus frontal e seios nasais, nesse momento acontece o amolecimento das crostas do muco, catarro, ou pus da infecção da sinusite, que estão aderidas, porque os ossos são porosos, e começam a sair na forma de secreção, ou seja, limpeza.
Os fármacos que “secam” a secreção fazem com que ela não saia de lá, por isso o uso continuo da limpeza nasal tem muito sucesso na cura da sinusite. E de uma forma totalmente natural. Sem os efeitos colaterais indesejáveis dos fármacos.
Por isso com o tempo de aproximadamente 1 a 3 minutos é importante, para a passagem da água pelo septo nasal.

Cuidados e conservação do LOTA:

Como produto é de cerâmica, há risco de quebra, manuseie com cuidado, guarde em local seco e ventilado, ao abrigo da luz solar direta, longe do alcance de crianças,.
Importante: lavar com água corrente, higienizar com álcool gel após o uso, e secar com pano ou toalha seca e limpa. Não colocar em micro-ondas o lota de cerâmica.

REFERÊNCIA: https://www.lota.com.br/Sobre-Lota


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atraia desejos para o novo ano na árvore de Natal

CUIDADOS PARA A PELE MADURA

Como planejar metas para o novo ano?