Os florais em beneficio do nosso equilíbrio emocional e nossa saúde







1.     Qualquer pessoa pode se beneficiar dessa terapia, que não muda a personalidade, mas faz um ajuste, criando equilíbrio
2.     Os florais de Bach são essências extraídas das flores com poder de transformar emoções e pensamentos negativos. “Esse tipo de tratamento se chama Lei dos Opostos, ou seja, para cada emoção ou estado mental negativo, como tristeza, insegurança, estresse ou depressão, existe uma essência que traz as virtudes opostas, como alegria de viver, coragem, segurança e tranquilidade” - explica Simone Filkauskas Sequeira, terapeuta de São Paulo. Na prática, o que vai trazer bem-estar é a vibração (energia) da flor em contato com o campo vibracional (energia) da pessoa.
3.     Ao todo, no sistema descoberto e desenvolvido no século passado pelo médico inglês Edward Bach, há 38 essências que não interagem nem interferem na medicina alopática ou homeopática. Entre elas, há fórmulas para situações específicas, como separação, luto, perdas e mudanças na vida. “Bach só usava as flores que tinham um padrão energético muito elevado”, revela Simone. Daí o sucesso de sua terapia – que não substitui o tratamento médico, mas pode complementá-lo.
4.     Não é remédio! Cada frasquinho de floral é preparado, em geral, com 7 ml de brandy (conhaque de boa qualidade, que ajuda a conservar a essência floral) e 23 ml de água mineral sem gás. Podem ser usadas, no máximo, sete essências em cada frasco. Depois de pronto, o floral é guardado em vidros de cor âmbar (também para garantir uma melhor conservação). Se o paciente por acaso não puder tomar álcool nem em dose baixíssima, a fórmula também pode ser feita com vinagre de maçã ou glicerina vegetal.
5.     O floral não é um remédio. Por isso, por exemplo - não vai curar uma gastrite (que deve ser tratada por um médico), mas vai cuidar da causa emocional que fez com que a doença se desenvolvesse”, explica a terapeuta. É por isso que duas pessoas com o mesmo sintoma podem usar florais totalmente diferentes.
6.     Procure um terapeuta! Gente de todas as idades, animais e plantas podem se beneficiar dessa terapia, que não muda a personalidade, mas faz um ajuste, criando equilíbrio. “Se você não sabe dizer nãoe se sente explorada, com ajuda dos florais continuará sendo prestativa, mas aprenderá a impor limites para os outros e para si mesma”, revela Simone. Por ser tão natural, é comum pessoas escolherem, por conta própria, as essências que desejam tomar. Segundo ela, isso é um erro. “Esse procedimento compromete a eficácia do tratamento, pois, quando escolhem uma fórmula, elas estão sempre se baseando no desconforto que estão sentindo”, diz. “Mas só um terapeuta pode identificar quais são as causas que devem ser tratadas e o floral mais indicado para isso.” Outra queixa comum é dizer que os florais não funcionam. Isso ocorre porque muita gente não retorna ao terapeuta – por falta de tempo e até pelo custo – e acaba tomando a mesma fórmula por muito tempo. Vale lembrar que o ser humano está sempre em evolução. Por isso, um floral indicado para um problema do passado pode não ser o ideal para o momento atual.

7- Os florais tratam as emoções - Na década de 1930 quando o médico inglês Edward Bach criou o sistema de florais, percebeu que, mais importante do que tratar os sintomas apresentados pelos pacientes, era investigar as causas emocionais que os geravam e tratá-las. Bach costumava dizer: “Não existem doenças, existem pessoas doentes. Tratem os doentes e não as doenças”. Os florais não são remédios e não apresentam efeitos colaterais. Também não estão ligados a crenças ou religiões. Para o Dr. Bach, a personalidade da pessoa devia ser tratada, não a doença. Ele dizia: “O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar”. Depois de Bach, pessoas de vários locais começaram a pesquisar as flores de seus países e deram origem a outros sistemas. “A exemplo dos florais californianos, do Alasca, dos australianos e dos florais de Minas, entre muitos outros, como os de Saint Germain”, ensina Simone.
      Enfim, o objetivo da terapia com Florais é o equilíbrio das emoções. Podemos buscar a ajuda dessa terapia para lidar com sentimentos que estão em conflito, que negamos ou que temos que modificar, como a insatisfação, a incerteza, insegurança, a raiva, entre outros. Essa relação se faz de acordo com as características afins entre a flor da qual é produzido o floral e a pessoa.
     O floral não irá “colocar” nada que falta na pessoa, mas, sim, ressoar a característica que já está lá.

    Na essência da flor não há desequilíbrio. O terapeuta holístico ou terapeuta floral está capacitado a enxergar as flores em você! Dessa forma, ele busca nas essências ferramentas para ajudar você no processo de mudança e transformação dessas emoções negativas em neutras – e depois em positivas. 

INFORMAÇÕES ÚTEIS – A) A utilização dos florais é bem simples, a dosagem padrão é de 4 gotas diretamente na boca, no mínimo 4 vezes ao dia. Não houve até hoje nenhuma reação adversa. Não tem efeitos colaterais, nem contra indicações.
                                   B) Não existe uma idade mínima para recomendação de florais, mas temos o cuidado de pedir para diluir em água para bebês e crianças pequenas, assim como para gestantes e mães amamentando.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atraia desejos para o novo ano na árvore de Natal

CUIDADOS PARA A PELE MADURA

Como planejar metas para o novo ano?