5 ÓLEOS ESSENCIAIS para o INVERNO


As mudanças bruscas de temperatura no inverno fazem com que o sistema imunológico, principalmente de crianças e idosos, fiquem mais susceptíveis a doenças.  O bom é que com a dica destes óleos essenciais você não vai precisar mais passar por isso. Além disso, vai poder ajudar as crianças e idosos de forma 100% natural.Todos os óleos essenciais escolhidos são estimulantes do sistema imune.


1. Eucalipto

O primeiro óleo essencial da nossa lista é o Eucalipto (Eucalyptus globulus ou Eucalyptus radiata). Por ser rico na substância chamada cineol, é um potente expectorante das vias respiratórias, dissolvendo mucos e o ajudando em gripes, resfriados e peito cheio. Além de útil em otites e bronquites crônicas.

2. Melaleuca

O segundo óleo essencial é a Melaleuca (Melaleuca alternifolia). Este óleo é conhecido como Tea Tree e é um dos melhores óleos essenciais para rinite, sinusite e também poderoso para infecções respiratórias em geral.

3. Hortelã

O terceiro é o óleo essencial de Hortelã (Mentha piperita ou Mentha arvensis). Com efeito anti-bacteriano e anti-viral é útil em gripes, resfriados, rinite, sinusite e também em casos de fadiga e cansaço decorrentes dessas doenças.

4. Limão

O quarto é o óleo essencial de Limão. É um dos mais poderosos para melhorar a atividade do sistema imunológico. Lembrando que é bem diferente usar o suco do limão de usar o óleo essencial, pois este último não tem vitaminas nem ácido cítrico.
  • Como utilizar
Esses quatro primeiros óleos essenciais devem ser utilizados por difusão atmosférica, principalmente no quarto durante a noite, através de difusores próprios para aromaterapia.
Para 500ml de água você adiciona de 15 a 20 gotas. No caso do Limão, ele também pode ser ingerido para melhorar a atividade do sistema imune.

5. Copaíba

O quinto e último óleo que separei pra você é o óleo essencial de Copaíba, um dos mais potentes anti-inflamatórios que existem. Extremamente poderoso para o sistema imunológico e que também pode ser utilizado por crianças. A Copaíba deve ser ingerida na dosagem de 2 a 3 gotas, 2 a 3x por dia em uma colher de água.

Receita do mel aromático

Por fim, eu selecionei receita do mel aromático! Para quem é vegano pode substituir pelo xarope de agave ou semelhante. Então, vamos lá!
Para cada 100g de mel ou xarope, você vai adicionar:
10 gotas do óleo essencial de Eucalipto;
3 gotas do óleo essencial de Melaleuca;
5 gotas do óleo essencial de Hortelã;
5 gotas do óleo essencial de Copaíba;
E mais 10 gotas do óleo essencial de Limão. 
É só misturar tudo e tomar uma colher pequena todos os dias ou misturar no seu chá predileto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atraia desejos para o novo ano na árvore de Natal

CUIDADOS PARA A PELE MADURA

Como planejar metas para o novo ano?