Para uma vida mais saudável e sustentável

 





Vivenciar o conceito Sustentabilidade vai muito além de proteger o meio ambiente. O respeito à preservação da natureza está associado ao crescimento econômico e social. Ou seja, adotar hábitos sustentáveis pode ajudar você a gastar menos e trazer um impacto positivo para o planeta.


Algumas dicas de sustentabilidade

1. SEPARAR O LIXO

Uma das principais medidas para reduzir a degradação ambiental é reciclar o lixo que geramos diariamente. Por isso, os resíduos devem ser encaminhados ao destino correto.

- Material orgânico (restos de comida) pode ser aproveitado no processo de compostagem, virando adubo

- Material seco (plástico, metais, vidro e papel) deve ser descartado. Busque cooperativas que recolhem esse lixo e ganham a vida com a venda para usinas de reciclagem.

Atenção aos itens altamente poluentes como baterias, lâmpadas, equipamentos eletrônicos, cosméticos, medicamentos e óleo de cozinha. A melhor alternativa é levá-los a Ecopontos específicos – em supermercados, farmácias ou unidades especializadas.


2. ECONOMIZAR ÁGUA EM CASA

Um banho de 15 minutos pode gastar de 45 a 135 litros de água, segundo informações da Sabesp!

Como  economizar: diminua o tempo no chuveiro. 5 minutos costumam ser suficientes para realizar a higiene pessoal.

Faça o mesmo ao escovar os dentes ou lavar a louça. Abra a torneira somente na hora de enxaguar. Desse modo, você terá uma redução na conta de água, além da preservação dos recursos naturais


3. APROVEITAR TODAS AS PARTES DOS ALIMENTOS

Na natureza, tudo se transforma e dá continuidade ao ciclo da vida. No preparo das refeições podemos utilizar 100% as frutas, folhas e legumes

Por exemplo, talos, cascas e até sementes de frutas e legumes podem render pratos supernutritivos, além de serem saborosíssimos. Como: bolinho, pão, compotas, risotos etc.

Na internet estão disponíveis diversas receitas para o aproveitamento total dos alimentos

 

4. PROMOVER A ECONOMIA LOCAL

A cadeia produtiva é um bom exemplo de incentivo ao consumo consciente. Já imaginou quantos quilômetros um produto rodou para chegar até a prateleira do supermercado?

Por isso dar preferência à produção local é um dos hábitos sustentáveis que se deve adotar. Menos distância entre Produtor e Consumidor significa menos poluentes liberados na atmosfera; menos gastos com transporte e armazenamento também reduzem o preço final ao consumidor. E você contribui para o fortalecimento da indústria e do comércio na sua região.


5. DEIXAR O CARRO NA GARAGEM

Economia sustentável também é saúde.

Às vezes, por comodidade, usamos o carro para percorrer pequenas distâncias dentro do município. Esse trajeto poderia ser feito de bicicleta, metrô, ônibus ou a pé.

Vantagens:

  • poupar combustível, é bom para o bolso e para o meio ambiente;
  • mantém o ar da cidade mais puro;
  • não perder tempo em engarrafamentos;
  • menos gasto com estacionamento e manutenção do carro;
  • praticar atividade física 


6. ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA

Quando o assunto é a conta de luz, qualquer detalhe pode trazer resultados imediatos.

A) tire da tomada todos os eletrodomésticos que não estiverem em uso. Até mesmo a luzinha vermelha de standby consome eletricidade. B) – priorize a manutenção dos equipamentos. Ex: verifique se a borracha da geladeira está vedando bem ou se a limpeza do ar-condicionado está em dia. O mau funcionamento do aparelho demanda esforço extra do motor, o que eleva os custos de energia elétrica e danifica o equipamento. C) Lâmpadas de Led, embora custem mais, duram mais que as outras e consomem menos luz. D) Fique atento ao horário de Faixa Vermelha na conta e evite este horário por exemplo para tomar banho ou usar a máquina de lavar


7. REUTILIZAR EMBALAGENS

Reutilizar objetos colabora para que a gente consuma menos e consequentemente gere menos lixo.

E embalagens como as de vidro podem ser reaproveitadas para armazenar grãos, doces e geleias.

As garrafas PET tem reutilização variada, podem ser transformadas em vasos de plantas; porta-lápis; em material para artesanato; tecido ecológico etc

 

8. EVITAR COMPRAS POR IMPULSO

Uma última dica de como poupar dinheiro é adquirir somente o que você precisa. Antes de ir às compras, faça uma lista dos itens que estão faltando. Isso ajuda a guiar as suas escolhas e reduzir compras por impulso.                                                                                            E se questione: “Tenho necessidade de obter este produto neste momento? Isto vai comprometer meu orçamento? “

As promoções ou ofertas são sedutoras e acabam se transformando em aquisições desnecessárias, comprometem nossa saúde financeira e levam ao desperdício.

Enfim, se cada um fizer um pouquinho teremos um planeta melhor e um futuro melhor para nossos filhos.

 

Fonte: 8 hábitos sustentáveis que ajudam o planeta e economizam dinheiro - Cresol






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atraia desejos para o novo ano na árvore de Natal

CUIDADOS PARA A PELE MADURA

Como planejar metas para o novo ano?