Os 10 Benefícios da Cúrcuma (Açafrão da Terra) para a sua saúde



1) Ajuda a aliviar articulações inflamadas e dores artríticas:

Em 2012, uma pesquisa foi feita pelo Centro Médico Nirmala, Índia ao descobrir o componente curcumina, falaram que pode ser bem mais eficaz do que o próprio remédio para artrite. A curcumina atinge a causa da doença, o inflamatório e ao invés de apenas “fingir” o combate dos sintomas, ela age para eles sumirem.
Ela também pode ser útil para efeitos secundários como náuseas ao sangramento, que pode ser comum. A curcumina supri pelo menos cinco fatores dentro do corpo humano que ajuda a inflamação e o dano articular.

2) Ajuda na digestão:

Há vários sintomas que podem prejudicar o estômago, como flatulência, gases, náuseas, problemas digestivos e entre outros. A cúrcuma estimula produção de bílis no fígado, o que melhora na hora da digestão. Também pode ser indicado que pode reduzir sintomas de gás e inchaço para pessoas susceptíveis a indigestão.

3) Alivia eczema e coceira:


Um estudo foi publicado pela revista de Arquivos de Plantas, descobrindo que a cúrcuma (açafrão da terra) pode dar um alívio imenso às afecções da pele devido a sua ação anti-inflamatória e anti-bacteriana. A curcumina é um componente ativo que pode ser aplicado nas regiões irritadas, assim reduzindo-as.










4) Combate a depressão e ajuda a melhorar a saúde cognitiva:

A curcumina tem capacidade de provocar o crescimento de células novas na região do cérebro, o que torna um potencial de maior tratamento e a medida preventiva contra a depressão. A curcumina também pode ajudar a modular a liberação de certos neurotransmissores no cérebro. A dopamina é um deles e está associada com os sistemas de recreio e recompensa do cérebro, o que conduzem a sensações de prazer e motivação.

5) Contém substâncias anti-cancerígenas:

Um estudo foi realizado pelo Instituto de Pesquisa do Câncer de Jiangsu, na China. Foi encontrado um componente ativo chamado curcumina que é da Cúrcuma, que foi responsável por resultados favoráveis em que o câncer é revertido.

6) Fortes qualidades antioxidantes:

A curcumina pode expulsar os radicais livres do corpo. Acrescentando a cúrcuma na dieta pode tornar um meio fácil e muito eficaz para curar ou prevenir doenças.



7) Desintoxica o fígado:

Diariamente, dezenas de toxinas entram no nosso corpo deixando nosso organismo lutando com cada uma para eliminá-las. O fígado é um dos principais sistemas de desintoxicação e muitas das toxinas, o atacam. A curcumina quando ingerida estimula o aumento de enzimas no fígado, no qual auxiliam no processo de desintoxicação. Assim, impedindo que as toxinas se acumulem e gere complicações a saúde.

8) Previne o diabete tipo 2:

Um estudo foi publicado no Jornal Diabetes e concluiu que a curcumina pode ajudar na prevenção de pessoas que estavam pré-diabéticos, com probabilidades de se tornarem diabéticos. Nove meses depois, 16,4% que foram diagnosticados com diabetes tipo 2, e ingeriram a curcumina o que melhorou a função global de células únicas dentro do pâncreas responsáveis pela produção, armazenamento e libertação de insulina. Já os que foram diagnosticado com a doença e não ingeriu a curcumina, continuou o desenvolvimento da doença.

9) Tratamento potencial para a doença de Alzheimer:

A inflamação crônica das células nervosas é um dos fatores que contribuem para a doença de Alzheimer. A curcumina pode inibir algumas enzimas e substâncias químicas que causam inflamações, problemática inferior. A acumulação de proteínas formam a placa dentro do cérebro e impossibilita as vias de comunicação dentro do cérebro. Ingerindo a curcumina a absorção e ingestão de placas funciona com mais eficiência.

10) Funciona como cicatrizante

A cúrcuma contém propriedades antissépticos e antibacterianas que funciona como agente desinfectante. Em caso de queimadura ou corte, espalhe o pó de cúrcuma na região afetada. Cúrcuma também ajuda a cicatrizar melhor e pode ser usado para tratar psoríase ou outras inchações de pele.


Fonte: https://biosom.com.br/blog/alimentacao/10-beneficios-da-curcuma-para-saude/




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atraia desejos para o novo ano na árvore de Natal

CUIDADOS PARA A PELE MADURA

Como planejar metas para o novo ano?