Saiba as diferenças dos makes ecológicos



Este ano estive em mais uma edição da NATURALTECH, feira destinada a promover o mercado de produtos naturais, probióticos e integrais, fitoterápicos e tratamentos complementares, mas que engloba também toda área de Alimentos Funcionais, Suplementos, Nutrição Esportiva e Estética. Localizada no pavilhão do Anhembi, acontece sempre na primeira de semana de junho com quatro dias de visitação gratuita e com várias oportunidades para quem quer empreender. Profissionais da área ou para aquele que está inserido nesse mundo vegano e orgânico mas sobretudo visando uma qualidade de vida melhor e saudável.
Sou farmacêutica e sempre estive a procura de cosméticos que tivessem uma proposta como essa para revendermos aqui na Natural Flor .
Fiquei surpreendida com o crescimento das empresas que estão desenvolvendo esses produtos, mas o que me chamou mais atenção além dos cosméticos, foram as maquiagens orgânicas, veganas, naturais e cruelty free. 





Os consumidores  tem muitas dúvidas sobre o significado de orgânico, vegano, natural e cruelty free. Todos os conceitos são muito próximos, porém, diferentes. Por exemplo, nem todo cosmético orgânico é vegano, assim como muitos considerados ¨cruelty free¨não são 100% naturais. Mas, uma coisa é certa: a make sustentável está em alta, levantando a bandeira dos estilos de beleza sem destruir o planeta.
Quando se utiliza uma maquiagem orgânica a sua pele absorve apenas os produtos naturais, ricos em vitaminas, minerais e óleos, sem contato com agrotóxicos, hormônios ou conservantes, ou seja, além do efeito estético ela agrega propriedades nutritivas e antioxidantes.
Geralmente a procura dessa maquiagem se dá por problemas alérgicos e algumas pessoas acabam buscando essa alternativa por makes orgânicas, livres de ingredientes sintéticos, como sulfatos, corantes e parabenos todos nocivos para a saúde e o meio ambiente.
A Ecocert define que os cosméticos naturais podem ter no mínimo 95%, do conteúdo total de matérias-primas naturais. Os outros 5% podem ser constituídos por substâncias sintéticas listadas pela certificadora, mas que não estão inseridas nas matérias-primas proibidas para cosméticos naturais.
Então para saber se o cosmético é natural, verifique a ausência dos ingredientes proibidos. Se ele apresentar o selo IBD - Ingredientes Naturais ou o selo ECOCERT (organismo de inspeção e certificação que atua há mais de 20 anos), é mais um fator de confiança de que ele é realmente um cosmético natural.

Para entender melhor as diferenças entre os makes segue o conceito:

Natural - Pelo menos 5% de fórmula do produto é composta de ingredientes orgânicos , livre de parabenos, sulfatos e corantes.
 Orgânico - No mínimo 95% de matérias-primas orgânicas em relação à quantidade total de ingredientes naturais utilizados na composição. Pode conter componentes de origem animal, como cera de abelha.
Vegano - Não utiliza ingredientes derivados de animais como mel, leite e gordura bovina, e não realiza testes em animais.
Cruelty free - ¨Livre de crueldade¨:significa que não foram testados em animais. A certificação “cruelty-free”, da People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), garante que os produtos não foram testados em animais, mas não garante que eles não possuem componentes de origem animal. Já o selo “Cruelty-free and Vegan”, também da PETA, assegura ambas condições, sendo essa então a garantia de que o produto é vegano
Vantagens da Maquiagem Vegana
– Não produz reações alérgicas
– Ecologicamente correta
– A pele não fica ressecada
– Previne acnes (os poros permanecem fechados)
Mas tome cuidado! Algumas empresas de cosméticos se denominam orgânicas e veganas, mas nem sempre são. Algumas dizem que não fazem testes em animais, mas contratam empresas que fazem. Para você ter certeza sobre a veracidade do título do produto, busque saber quais certificações ele tem.
Eu acredito muito que cada vez mais esses makes ecológicos vão conquistar os nossos corações e se tornar de fácil acesso para todos.
Fontes: 
https://www.lohasstore.com.br/blog/o-que-e-uma-maquiagem-vegana-e-quais-sao-seus-beneficios/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atraia desejos para o novo ano na árvore de Natal

CUIDADOS PARA A PELE MADURA

Como planejar metas para o novo ano?