Os benefícios do óleo de jojoba para pele e cabelos



A jojoba é uma planta originária da América do Norte, cujo grão é prensado para a extração de seu óleo. A partir dele, tribos nativas tratavam seus ferimentos e até cuidavam dos cabelos. Hoje, com o avanço da indústria cosmética, o uso da substância tornou-se ainda mais amplo. E pudera: suas propriedades são poderosíssimas! “O óleo de jojoba é composto por 96% de ceramida, além de ácido mirístico e vitaminas A, B1, B2 e E, que garantem diversos benefícios para pele e madeixas”, afirma Vanessa Metz, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (RJ).

Veja quais são eles:
1) Combate a acne
Isso porque o óleo de jojoba (que, por sinal, não é gorduroso) possui propriedades antimicrobianas, que dificultam o crescimento de bactérias responsáveis pelo aparecimento de espinhas. “Estudos também mostram que a substância dissolve o excesso de óleo que obstrui os poros, prevenindo a acne”, completa João Carlos Pereira, dermatologista especializado em Cosmiatria e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP).
2) Remove a maquiagem
óleo de jojoba é uma mão na roda para, inclusive, tirar o make dos olhos sem causar irritações. “Use com algodão e, em seguida, retire o excesso de produto com pano úmido”, ensina Vanessa Metz. Mas vale ressaltar que, se a maquiagem for muito resistente, o óleo pode não ser tão eficaz quanto o demaquilante bifásico.
3) Ajuda no crescimento do cabelo
Muitas vezes, o acúmulo de sebo no couro cabeludo impede os fios de crescerem e provoca a queda. “O óleo de jojoba, potente que só, desobstrui os folículos pilosos e normaliza o crescimento das madeixas”, revela João Carlos Pereira.

4) Melhora a hidratação da pele
As ceramidas regulam a hidratação e formam uma barreira de proteção que, por sua vez, ajuda a reter a umidade e manter o equilíbrio do pH. Vale lembrar que isso contribui para o aumento de viço da pele, tratamento de eczemas causados pelo excesso de ressecamento e até prevenção de estrias!

5) Tem ação anti-idade
Os antioxidantes presentes no óleo de jojoba, como a vitamina E, travam uma verdadeira luta contra os radicais livres – os grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele. “Eles ajudam na regeneração e rejuvenescimento das células, mantendo a pele firme, jovem e livre de rugas e linhas finas”, explica João Carlos Pereira.
6) Protege os fios contra danos externos
Sol, vento, produtos químicos... Suas madeixas ficam blindadas contra todos esses fatores graças ao óleo de jojoba! “A substância promove a umectação, sendo uma boa opção para cabelos quebradiços e ressecados, inclusive”, comenta Vanessa Metz. De quebra, a cabeleira ganha brilho extra!
7) Trata a caspa

Entre as principais causas da caspa, figuram a produção excessiva de óleo no couro cabeludo e a proliferação de fungos e bactérias na região. O óleo de jojoba, por sua vez, regula o sebo e tem propriedades antibacterianas – o que o torna um remédio natural muito eficiente para tratar o problema.

Fonte: https://www.taofeminino.com.br/pele/oleo-de-jojoba-beneficios-para-pele-e-cabelos-s2141455.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atraia desejos para o novo ano na árvore de Natal

CUIDADOS PARA A PELE MADURA

Como planejar metas para o novo ano?