Candidíase e os Óleos Essenciais



A candidíase é uma infecção provocada por fungos que afeta a área íntima de muitas mulheres, sendo o mais comum a Cândida albicans. Está associada, na maioria das vezes, com queda de imunidade, uso de anticoncepcionais, antibióticos, corticoides e imunossupressores. Também é comum surgir durante a gravidez, em pessoas com diabetes, alergias e HPV. Os sintomas mais frequentes são coceira, corrimento branco, ardor ao urinar e dor durante as relações sexuais.

Esse fungo existe em nosso organismo e se manifesta como doença quando estamos em desequilíbrio e as emoções negativas também podem contribuir para o aparecimento da candidíase quando existe a situação de stress   em que é comum ocorrer uma baixa do sistema imunológico. Alimentação rica em carboidratos, açúcar e laticínios, bem como o aumento da acidez na região vaginal, propiciam um ambiente favorável para o crescimento da cândida.

Além de boa alimentação, roupas arejadas e calcinha de algodão, podemos contar com ajuda dos óleos essenciais, que são extraídos de plantas aromáticas e, portanto, naturais. Eles têm potencial para prevenir e diminuir o problema, como o de tea tree (melaleuca), por exemplo. O Óleo de Melaleuca apresenta propriedades antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, germicidas, antibacterianas e anti-inflamatórias, que lhe atribuem inúmeros benefícios.
Basta misturar três gotas de óleo essencial de tea tree que tem um poder  em duas colheres de sopa de tintura de barbatimão (encontrada em farmácias homeopáticas ou de manipulação) e diluir em uma bacia de água quente para fazer um banho de assento.
Para lidar com estresse e desânimo, os óleos essenciais de gerânio, ylang-ylang e lavanda podem ser utilizados em inalação, no aromatizador pessoal, em massagens, para aromatizar o ambiente e, dessa forma, ajuda a equilibrar as emoções. 

Fonte: https://www.cetn.com.br/imprensa/aromaterapia-aliada-no-tratamento-da-candidiase/20160202-163100-a804

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atraia desejos para o novo ano na árvore de Natal

CUIDADOS PARA A PELE MADURA

Como planejar metas para o novo ano?